NOTÍCIAS

CRIAÇÃO DA MEDALHA PAULO EMÍLIO SALLES GOMES EM HOMENAGEM A PERSONALIDADES IMPORTANTES PARA O CINEMA NACIONAL

5.9.2016
CRIAÇÃO DA MEDALHA PAULO EMÍLIO SALLES GOMES EM HOMENAGEM A PERSONALIDADES IMPORTANTES PARA O CINEMA NACIONAL

Primeiro agraciado será Jean-Claude Bernardet



O FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO, fazendo jus a sua tradição de privilegiar o pensamento e a crítica sobre o cinema brasileiro, é o espaço perfeito para reforçar o legado de Paulo Emilio, do qual o próprio Festival é parte indissociável. A criação da medalha "Paulo Emilio Salles Gomes" a ser concedida a figuras de destaque no ensino, crítica e difusão do cinema brasileiro é um gesto mais do que oportuno às vésperas da 50ª edição do festival, que acontecerá no ano que vem. Assim como a escolha do ator, crítico, escritor e cineasta Jean-Claude Bernardet como primeiro premiado com a medalha.
A medalha “Paulo Emilio Salles Gomes” será entregue na solenidade de premiação do Festival, no dia 27 de setembro, às 19 horas.

Em 2016, Paulo Emílio Sales Gomes, o grande intelectual responsável pela criação do FESTIVAL DE BRASÍLIA, estaria completando 100 anos de idade. Jean-Claude Bernardet, considerado por muitos como o mais importante crítico de cinema vivo do Brasil, acaba de completar 80 (em 2 de agosto).

Além de ser uma das personalidades mais importantes para o pensamento cinematográfico brasileiro, Jean-Claude integrou a primeira turma de professores do curso de cinema da UnB, pioneiro no Brasil, a convite de seu mestre, Paulo Emílio Salles Gomes. O crítico de origem francesa, naturalizado brasileiro, recebe a homenagem na mesma edição que exibe, como sessão especial, o documentário ‘A destruição de Bernardet’, de
Claudia Priscilla e Pedro Marques, que investiga o pensamento e o cotidiano do ator/pensador.



O 49º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO é presidido pelo Secretário de Cultura Guilherme Reis, com coordenação geral de Sérgio Fidalgo (Coordenador de Audiovisual), tendo Graça Coutinho como coordenadora adjunta e Eduardo Valente como curador. Integram, ainda, a comissão de organização do Festival, o crítico e professor de cinema, Sérgio Moriconi, e a professora, realizadora e pesquisadora de cinema da UnB, Tânia Montoro. P
atrocínio do BNDES, Petrobras, Terracap e Banco de Brasília - BRB.  Apoio da Lei de Incentivo à Cultura, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Canal Brasil, Revista de Cinema, O2Pós, TV Globo.  Realização:  Secretaria de Cultura do DF.

 

 

 

______________________________________________________________________

Assessoria de imprensa: Objeto Sim Projetos Culturais
Tels: (61) 3443. 8891 e (61) 3242. 9805 (fone/fax)
Gioconda Caputo: (61) 9.81420112 - objetosim@gmail.com
www.objetosim.com.br

Outras Notícias

Tag3 - Desenvolvimento Digital