VINTE ANOS

Mostra Competitiva /
Longa-metragem

documentário

VINTE ANOS

VOLTAR
EXIBIÇÕES
25/9 . domingo
19h, Cine Brasília
REPRISE
26/9 . segunda-feira
15h, Cine Cultura Liberty Mall,
entrada franca
DEBATE

26/9 . segunda-feira 
10h, Kubitschek Plaza Hotel, salão Caxambu, 
acesso livre

direção Alice de Andrade
documentário, 80min, 2016, RJ/coprodução com Costa Rica
classificação indicativa Livre

Elenco personagens/documentário Miriam Planas Grillo, Andrés Martínez, Silvia Plá Camaño, Danilo Perdomo, Marlene Berg Borbón, Mario Cotilla Aldama, Karla Cecília Berg e Winnie Camila Berg

SINOPSE

Um filme sobre o amor e o tempo que passa, numa Cuba onde o tempo parecia não passar. É um retrato de um mundo prestes a desaparecer para sempre, às vésperas de uma mudança radical e imprevisível. Histórias de amor de três casais cubanos, filmadas ao longo de duas décadas.

DIREÇÃO

ALICE DE ANDRADE
formada em roteiro pela EICTV, Cuba. Viveu 17 anos em Paris, onde escreveu, dirigiu e montou filmes para a televisão. Foi a coordenadora técnica do Projeto de Restauração e Difusão das obras completas de Joaquim Pedro de Andrade, seu pai, e fez mestrado em Valorização dos Patrimônios Cinematográficos na França. Escreveu e dirigiu: Memória Cubana (2010), Prêmio Especial do Júri no Festival de Fortaleza e 3° Prêmio Coral - Festival de Havana (2010); O Diabo a Quatro (2004), Prêmio Especial do Júri e Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Brasília (2005) e Prêmio do Melhor Filme no Festival de Cinema Brasileiro de Israel; 3° lugar no Festival Internazionale Delle Donne, Turim, Itália; Prêmios de Melhor Filme, Roteiro, Diretor, Atriz e Som em Cuiabá. Selecionado em Rotterdam, Rio, São Paulo, Créteil, Fribourg, Pésaro, Buenos Aires e Montevidéu. Le Pari Burkinabé (1999), 52 min, Melhor documentário no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, Goiás, (1999). Dente Por Dente (1994), 23 min, Melhor direção e roteiro no Festival de Brasília (1994) e Luna de Miel (1993), 24 min, 3° Prêmio Coral no Festival de Havana (1993).

CRÉDITOS

Produção executiva Maria Luiza Leite Franco
Roteiro Alice de Andrade
Fotografia Ángel Alderete e Nicolás Wong
Montagem Idê Lacreta e Joana Collier
Som Alexandra Latischev
Direção de arte Patrícia Cheke e Phil Canedo
Trilha sonora Pedro Cintra (tema: Veinte Años, de Maria Teresa Vera)
Música original Pedro Cintra
Produtora Filmes do Serro Ltda

Tag3 - Desenvolvimento Digital