Ministério da Cultura, BNDES e Petrobras apresentam
15 A 22 DE SETEMBRO DE 2015 / BRASÍLIA / DF

Santoro - O Homem e sua Música

Santoro - O Homem e sua Música
MOSTRA COMPETITIVA LONGA-METRAGEM
Santoro - O Homem e sua Música
VER TODOS OS FILMES

EXIBIÇÕES

20 de setembro de 2015,
20h30 - Cine Brasília

_Reprise:
21 de setembro de 2015,
14h30 - Cine Cultura Liberty Mall

 

direção: John Howard Szerman
documentário, cor, digital, 85min30, DF, 2015

elenco: personagens/depoimentos:Claudio Santoro, Elson Farias, Jocy de Oliveira, Lutero Rodrigues, Sonia Santoro, Fernando Bicudo, Claudio Cohen, Sílvio Barbato, Júlio Medaglia, Henrique Morelenbaum, Guilherme Vaz, Roberto Duarte, Sonia Bonna, Sérgio Nogueira Mendes, Alessandro Santoro, Raffaello Santoro, Gisèle Santoro e outros.

classificação indicativa: livre

 

 

SINOPSE

A vida e obra do músico, compositor e maestro Claudio Santoro (1919/1989). Autor de mais de 600 obras em 50 anos de carreira como compositor de música erudita e eletrônica, Claudio Santoro é considerado um dos mais importantes músicos eruditos do Brasil ao lado de Carlos Gomes e Villa-Lobos. Além de depoimento do próprio personagem principal, através de material de arquivo, outros como os de familiares, biógrafos, amigos como Roberto e Sonia Salmeron, José Geraldo Sousa Júnior, Fernando Bicudo; músicos como Jocy de Oliveira, Ney Salgado, Alessandro Santoro; maestros Júlio Medaglia, Roberto Duarte, Claudio Cohen, Henrique Morelenbaum, Edino Krieger, Guilherme Vaz e Gerald Kegelmann e musicólogos como Lutero Rodrigues e Sérgio Nogueira Mendes, para citar apenas algumas personalidades. O documentário registrou quatro sinfonias e diversas peças musicais com as orquestras OSB - Orquestra Sinfônica Brasileira (RJ); OSTNCS - Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (BsB); Filarmônica de Minas Gerais e a Filarmônica Amazonas; com a Camerata do Brasil (BsB) e a Camerata Aberta (SP), além de músicos em diversas formações: solo, duo, trio e quarteto.

DIREÇÃO

John Howard Szerman
Nasceu em Londres, em 1947, onde fez mestrado em cinema e televisão no The Royal College of Art (1975). Reside em Brasília há 22 anos, desde 1993, quando realizou a I Conferência Nacional de Cultura. Atua no audiovisual desde 1970. Principais trabalhos como diretor são Assim Falava Zaratustra (Londres, 1975); Footage Filmed (Londres, 1974); Duel (Londres, 1974) Capoeira of Brazil (Londres, 1973); Caetano Veloso: O Tesouro da Juventude (Londres, 1970). Como diretor de fotografia e cameraman, trabalhou em uma série de vídeos experimentais com Jean-Luc Godard (Paris, 1973), foi codiretor de fotografia com Ricardo Aronovich no filme Rit Folie, de Luiz Eduardo Prado (Paris, 1973), codiretor de fotografia e cameraman do filme A Idade da Terra, de Glauber Rocha (Brasil, 1980) e Uaká, de Paula Gaetan (Brasil, 1986), Prêmio de Melhor Fotografia em 16mm no Festival de Brasília, entre outros. Foi editor final do programa Documento Especial da extinta TV Manchete e diretor do programa Caravana do Amor na TV Bandeirantes, entre outros.

CRÉDITOS

produção executiva: Bismarque Villa Real e John Howard Szerman
roteiro: John Howard Szerman com colaboração de Alayde Sant'Anna e Gisèle Santoro
fotografia: John Howard Szerman
montagem: Isabela Padilha, Marisa Rebelo e Juliana Corso
som: Alessandro Santoro, Andy Artesi, John Howard Szerman
edição de som: Andy Artesi, John Howard Szerman
captação de som: Andy Artesi, Alessandro Santoro e John Howard Szerman
trilha sonora: Alessandro Santoro
música original: Claudio Santoro
produtora: daDA'n Zen Produções Artísticas, Culturais e Turismo Ltda

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA
Tag3 - Desenvolvimento Digital