Ministério da Cultura, BNDES e Petrobras apresentam
15 A 22 DE SETEMBRO DE 2015 / BRASÍLIA / DF

Olhar de Nise

Olhar de Nise
MOSTRA
PANORAMA BRASIL
Olhar de Nise
VER TODOS OS FILMES

EXIBIÇÕES

19 de setembro de 2015, 
17h - Cine Cultura Liberty Mall

direção: Jorge Oliveira Codireção: Pedro Zoca
documentário, cor, digital, 90min, DF, 2015
 

elenco: Mariana Infante, Nando Rodrigues, Roberto De Martin, Stela Brandão, Moema Craveiro, Sérgio Higino e Maria Clara Floriano. Participação Especial: Rafael Cardoso

Classificação indicativa: Livre
 

 

SINOPSE

Nise da Silveira, alagoana pequenina e valente, revolucionou a psiquiatria no Brasil utilizando a arte terapia para o tratamento das doenças mentais em lugar do choque elétrico, lobotomia e outros métodos agressivos. Acusada de comunismo no governo Getúlio, ainda na década de 1940, Nise agitou os meios culturais e artísticos no Brasil com a criação dos ateliês de pintura e modelagem no Hospital Psiquiátrico no Engenho de Dentro, no Rio. Em 1952, Nise criou o Museu de Imagens do Inconsciente, hoje com mais de 350 mil obras. Olhar de Nise traz a última entrevista da psiquiatra, dois anos antes de morrer, que faz um contraponto com o artista plástico Almir Mavignier, que mora há 66 na Alemanha. Os dois revelam como foram descobertos no hospital  artistas como Fernando Diniz, Adelina Gomes, Emygdio e Raphael, comparados a grandes nomes da pintura universal.

DIREÇÃO

Jorge Oliveira
jornalista e cineasta premiado,  escritor com 5 livros publicados, fez seu primeiro documentário em 1992, O Mestre Graça, sobre  Graciliano Ramos.  Alagoano , com  inequívoca vocação de se apaixonar pelos personagens de sua aldeia, seguiu a carreira de documentarista sempre  contando histórias de seus conterrâneos. Entre seus filmes, o longa-metragem Perdão Mister Fiel  sobre o operário Manoel Fiel Filho, torturado até a morte nos porões do DOI CODI, recebeu 14 prêmios. 

Pedro Zoca
formado em cinema, Pedro Zoca  é  parceiro de Jorge Oliveira  em seus filmes.  Em Olhar de Nise  divide a direção com o pai. Também realiza seus trabalhos autorais a exemplo do curta Faca Cega e vários clips musicais.

CRÉDITOS

Produção executiva: Ana Maria Rocha e Jorge Oliveira

Produção: Rita Andrade

roteiro: Jorge Oliveira
fotografia: André Lavenere
montagem: Ana Maria Rocha e Tuca Oliveira
som: Marcos Manna
direção de arte: Andrey Hermuche
figurino: Elisa Faulhaber
trilha sonora e música original: Cláudio Vinicius Fialho
finalização: Dirceu Lustosa
p
rodutora: JCV - Jornalismo, Cinema e Vídeo

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA
Tag3 - Desenvolvimento Digital