Petrobras e BNDES apresentam:

BRANCO SAI. PRETO FICA

MOSTRA COMPETITIVA
BRANCO SAI.
PRETO FICA Longa-metragem, documentário

DF, 2014, cor, 93 min, 12 anos
Direção: Adirley Queirós

Elenco: Marquim do Tropa, Shockito, Dilmar Durães, DJ Jamaika e Gleide Firmino

SINOPSE

O filme cria suas imagens e sons a partir de uma história trágica: dois homens negros, moradores da maior periferia de Brasília, ficam marcados para sempre graças a uma ação criminosa de uma polícia racista e territorialista da Capital Federal. Essa polícia invade um baile black. Tiros, correria e a consumação da tragédia: um homem fica para sempre na cadeira de rodas, o outro perde a perna após um cavalo da polícia montada cair sobre ele. Mas esses homens não se sentem confortados em contar a história de maneira direta e jornalística. Eles querem fabular, querem outras possibilidades de narrar o passado, abrindo para um presente cheio de aventuras e ressignificações, propondo um futuro.

Exibições: Mostra de Cinema de Tiradentes e Festival de Cinema de Curitiba (Olhar de Cinema). Prêmios recebidos: Menção honrosa na Mostra de Cinema de Tiradentes

DIRETOR

ADIRLEY QUEIRÓS
é diretor de cinema e roteirista. Dos 16 aos 25 anos, foi jogador de futebol profissional. Afastado da carreira, retornou os estudos. Aos 28 anos, ingressou na Universidade de Brasília (UnB), onde se graduou em Cinema em 2005, já com 35 anos. Desde então, tem uma atuação cultural constante, principalmente junto à periferia do Distrito Federal. Realizou Rap, o canto Da Ceilândia (que ganhou treze prêmios no Brasil), Dias de greve, Fora de campo, A cidade é uma só? (ganhador de vários festivais no Brasil).

CRÉDITOS

Produtora: Cinco da norte Audiovisuais Ltda-ME
Produção executiva: Simone Gonçalves e Adirley Queirós
Roteiro: Adirley Queirós
Fotografia: Leonardo Feliciano
Montagem: Guille Martins
Som: Francisco Craesmeyer
Direção de arte: Denise Vieira
Cenografia: Denise Vieira
Figurino: Denise Vieira
Trilha sonora: Marquim do Tropa

TRAILER

Exibição

20/setembro
20h30, Cine Brasília
21h, Teatro Sesc Newton Rossi (Ceilândia), Teatro da Praça (Taguatinga), CG do Gama e Teatro de Sobradinho
VER TODOS OS FILMES

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

16/17/18
19/20/21
22/23/SETEMBRO
Tag3 - Desenvolvimento Digital